domingo, 22 de maio de 2016

Algumas coisas importantes a saber sobre os perigos de consumir água de poços não tratados

Numa notícia publicada edição online do Jornal O Minho (31/08/2015) sobre um estudo levado a cabo na região de Barcelos e que investigou a qualidade da água dos poços e furos particulares, cerca de 77% das captações de água analisadas pelo Laboratório de Saúde Pública de Braga estão contaminadas com microrganismos indicadores de poluição.

Destacam-se como principais contaminações a presença de bactérias coliformes. Este constitui um indicador da presença de bactérias patogénicas com origem no trato intestinal de seres humanos e de animais de sangue quente, o que sugere contaminação por esgotos ou pela presença de animais.
Estas bactérias são comuns em esgotos e podem estar na origem de doenças como a febre tifoide, gastroenterite vírica e bacteriana e ainda hepatite A.

A notícia pode ser consultada aqui:


Para além da presença de microrganismos de que esta notícia nos fala, há uma série de  produtos de uso doméstico, como detergentes, fertilizantes ou mesmo produtos de higiene, que também podem contaminar a água dos poços e furos particulares, sem que os seus "donos" tenham a exata noção dos perigos que correm quando consomem água que não provém da rede publica.

Sem comentários:

Enviar um comentário